9 erros que você não deve cometer no aluguel por temporada.

9 erros que você não deve cometer no aluguel por temporada.

Existem alguns erros comuns que são fáceis de cometer se você estiver começando a sua jornada como anfitrião. Essas falhas podem resultar em todo tipo de consequência negativa desde o mal posicionamento da sua propriedade nas pesquisas, até a sua frustração com o processo, provocando o final de sua experiência como anfitrião.

Para ajudá-lo a navegar pelas águas do Aluguel por Temporada, o Meu Anfitriãos reuniu estes 9 erros que você deve evitar para tornar sua experiência como anfitrião mais simples e rentável.

Confira!

1. Ser muito impessoal... (ou pessoal demais)

Esta é uma habilidade que vem naturalmente para alguns, e, para outros, leva tempo para se desenvolver. A maioria dos hóspedes que optam pelo aluguel por temporada, escolhem essa modalidade de hospedagem, pois desejam uma experiência mais pessoal e autêntica. Porém, isso não significa que eles querem que você bata na porta a cada hora com dicas de viagem e mapas. É realmente uma questão de experiência, de observar os sinais dos hóspedes e, assim, saber a hora certa de interagir com eles.

2. Não se comunicar corretamente

Centralize a sua comunicação em apenas um canal, seja pelo chat do aplicativo onde a reserva foi feita, Whatsapp, e-mail ou até mesmo por telefone. Retorne as mensagens rapidamente e garanta que todas as perguntas sejam respondidas. Pode parecer algo simples, mas é impressionante o número de hosts que esquecem da importância de uma boa comunicação.

Dica: Se necessário, ligue para o hóspede para confirmar o recebimento de todas as informações importantes.

3. Utilizar fotos de qualidade baixa

Muitos anfitriões, ansiosos para colocar seus imóveis no ar, cometem o erro de usar fotos amadoras feitas por celular em seus anúncios. Má iluminação, ângulos ruins e composições sem profissionalismo podem ser extremamente prejudiciais. Para se destacar, é essencial contratar um fotógrafo profissional. O investimento valerá à pena, já que o número de consultas e reservas será muito maior!

4. Criar expectativas exageradas

Pode ser tentador escrever uma descrição que exagera as características do seu espaço. No entanto, evite isso a todo custo. Escolha sempre a honestidade, isto é, faça uma descrição fiel à realidade de seu imóvel.

Ainds assim, você pode ser criativo e inspirador com as palavras para explicar exatamente o que está oferecendo. Só tenha a certeza de que elas serão sempre verdadeiras.

A pior experiência será receber um hóspede que chega ao imóvel e acaba por ter suas expectativas frustradas, pois o que vê não está de acordo com o lido no anúncio.

Ele reclamará e avaliará mal seu imóvel. Não queira passar por isso.

5. Congelar os preços

Pode ser até mais fácil escolher um valor fixo de diária e deixar ele para o ano todo. Porém, os preços flexíveis têm enorme potencial de atrair os hóspedes, até mesmo durante a baixa temporada.

Lembre-se: no verão os preços de uma casa de praia devem ser mais altos que no inverno, isso se dá de acordo com a lei de oferta e demanda.

A precificação dinâmica aumentará não só seus ganhos como também a taxa de ocupação do seu imóvel por temporada.

6. Não priorizar as solicitações dos clientes

Uma maneira de irritar seu hóspede é não priorizar um pedido , ou demorar muito para responder. Mesmo que você não consiga atendê-lo ou não tenha respostas satisfatórias naquele momento, você precisa se comunicar com os hóspedes rapidamente, deixando claro que está tomando providências. Caso perceba que não há como resolver aquela questão, seja sincero e avise-o o quanto antes disso.

O silêncio ou o atraso em uma resposta, trará sempre a sensação de que você não está priorizando ou não se importa com o seu problema.

7. Deixar o orgulho acabar com a diplomacia

Quando um hóspede se sentir insatisfeito com alguma coisa em sua acomodação- por mais estranha que a reclamação pareça- não discuta. Apenas se solidarize, seja empático e educado.

Tente entender o problema e, através do diálogo, encontre a melhor solução possível para todas as partes.

Uma crítica nada mais é do que uma oportunidade de melhorar a experiência dos hóspedes.

8. Relaxar demais

Se a sua propriedade está bem avaliada e você tem reservas com seis meses de antecedência, você se sentirá orgulhoso e achará que está “tudo bem” relaxar um pouco. Porém, nunca faça isso! Você precisa sempre manter seus olhos abertos no mercado de acomodações local.

Note quaisquer mudanças e tendências que influenciem no seu imóvel e as leve em conta no preço final da reserva.

Talvez suas notas estejam altas, pois o preço cobrado está abaixo do mercado, ou seja, a percepção de qualidade supera o preço. Isso pode indicar que está na hora de cobrar mais caro pela sua diária.

9. Cuidado ao tematizar o seu espaço

Todos nós já vimos fotos de alguma casa ou apartamento esquisito no Airbnb. Então, a menos que você confie muito nas suas habilidades de decoração e tenha um propósito, recomendamos fortemente que evite criar um espaço temático, já que isso pode afastar uma grande quantidade de prospects. Exemplo: um imóvel que fica próximo do estádio do time de futebol Palmeiras, se for tematizado com o time, não atrairá hóspedes que estão naquela região por outro motivo ou que torcem para outros times.

Espaços neutros e aconchegantes costumam agradar ser mais universais e a agradar um número consideravelmente maior de pessoas.

Muito trabalho e detalhes para levar em conta, não?

Por isso, conte conosco para alcançar seus objetivos e conseguir locar sua casa com qualidade, rentabilidade e sem stress!
Vivemos em uma época em que se tornou fácil buscar ajuda para qualquer tipo de atividade que pretendemos executar. E, boas notícias, o Meu Anfitrião é especialista no gerenciamento de propriedades de temporada através de plataformas como Airbnb, Booking.com, TripAdvisor, Alugue Temporada, Hoteis.com, e mais 40 outras!

O Meu Anfitrião permite que você aproveite todos os benefícios de ser um anfitrião, sem o estresse e as dificuldades de estar envolvido na gestão e operação diária de sua casa de temporada.

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