Como rentabilizar meu imóvel de temporada sem dor de cabeça?

Como rentabilizar meu imóvel de temporada sem dor de cabeça?

Muitos proprietários gostariam de transformar seus imóveis com pouco uso em um ativo rentável ou em uma maneira de adquirir uma renda para abater custos. A maneira mais flexível para isso é disponibilizá-los em plataformas especializadas em aluguel de temporada, como Airbnb, Vrbo, Booking, entre outras.

No entanto, a decisão de gerir seu imóvel nessa modalidade de aluguel implica em planejamento e alto volume de trabalho, o que pode consumir tempo e energia do anfitrião que busca uma rentabilidade acima do aluguel anual tradicional.

O que a maioria dos novos anfitriões não sabem é que é possível, sim, faturar com seu imóvel sem ter dor de cabeça. O nome do tipo de empresa que pode te ajudar com isso é “agência de aluguel de temporada”.

Não sabe o que é? Continue lendo esse texto para saber mais.

Mas antes, vamos conhecer quem é o anfitrião de temporada e o que ele faz.

Quem é o anfitrião de temporada?
É todo proprietário que disponibiliza sua segunda casa- seja ela de praia, campo, montanha ou studio- para aluguel na temporada.

Além de elaborar descritivos, adicionar fotos e subir o anúncio da propriedade nas plataformas especializadas, o anfitrião também possui certas tarefas fundamentais para que não haja problemas com a reserva.

Deveres de um anfitrião:
Um anfitrião tem uma espécie de código de conduta que deve seguir para que a estadia do hóspede seja aconchegante e tranquila. Nesse sentido, seus deveres assemelham-se, por exemplo, aos de um anfitrião de uma festa:

Informar a data e hora de check-in e check-out;

Estar presente nos horários combinados, para recepção dos hóspedes e entrega das chaves;

Acompanhar se a estadia está sendo proveitosa;

Manter a casa limpa, organizada e com uma decoração que torne o ambiente agradável;

Despedir-se, amigavelmente, dos hóspedes e pegar as chaves de volta no check-out;

Fazer limpeza e vistoria depois que os hóspedes forem embora;

Sem falar que há todo um trabalho que você terá antes da res

erva e após a estadia:

Pré-reserva: pedido de orçamento, confirmação de reserva, lembrete de reserva, informações de check-in, manual do imóvel com instruções e dicas locais, mensagem no momento do check-in.

Após a estadia: mensagem de agradecimento, opções de ofertas para a próxima reserva, avaliação dos feedbacks.
Muito trabalho, não?
Sem dúvidas. E, além disso, muitas pessoas não estão preparadas para lidar com hóspedes exigentes ou, simplesmente, não têm tempo para administrar um imóvel.

Sabendo disso, agências de aluguel de temporada, como a Meu Anfitrião, fazem todo esse trabalho por você e, ainda, otimizam o potencial de ganho do seu imóvel ao entregar uma gestão profissional.

Interessou-se? Saiba mais sobre as agências de aluguel de temporada:
Uma agência de aluguel de temporada não se trata de uma imobiliária. O foco é em um perfil específico de cliente: o hóspede que vai viajar durante a temporada.

Como escolher uma boa agência de aluguel de temporada?
Para a escolha certa, leve em conta fatores como:

A experiência: Ou seja, há quanto tempo que a empresa está no mercado. Não se esqueça, também, de conferir o número de imóveis em seu portfólio, o número de reservas já feitas e os comentários de hóspedes que já visitaram as casas.

Equipe: Tente saber se a agência possui uma equipe dedicada, que cuidará de todos os detalhes: elaboração do anúncio e sua divulgação e a parte operacional, ou seja, coordenação de reservas e manutenção.

Plataformas em que trabalham: Saiba em quais plataformas especializadas a agência disponibilizará seu imóvel. Lembre-se: quantidade não é qualidade! Dê preferência às que gereciem seu anúncio nas plataformas principais, como Airbnb, Booking, Vrbo. Priorize, também, agências que tenham uma plataforma própria, para reduzir o custo com taxas.

Custo de implementação: Opte por agências que não cobram taxa de implementação, como o Meu Anfitrião. Só assim você vai ter certeza que eles acreditam no potencial do seu imóvel e que estão, realmente, dispostos a trabalhar nele.

O tópico anterior nos leva à algumas outras questões:

Transparência financeira: Aqui, entra a importância de você ter acesso a todos os dados referentes à reserva, por meio de uma intranet do proprietário. Com ela, você terá saberá quanto o hóspede pagou, qual a comissão descontada e qual o valor você vai receber.

Precificação dinâmica: Saiba quais são os critérios usado para determinar o preço da diária do seu imóvel. Saiba, também, se o preço é atualizado, ou seja, se acompanha a ocorrência de eventos, como festivais de música, shows, feriados e datas comemorativas.

Planos disponíveis: Estude os planos que a agência te apresentará e entenda qual plano é o ideal para você. Muitos proprietários precisam, apenas, da gestão básica. O Meu Anfitrião oferece duas opções de planos. Confira aqui.​
Agora que você sabe o que é uma agência de aluguel de temporada e o que ela faz, você deve estar se perguntando:

Por que eu precisaria de uma?
Os motivos de porque você deve contratar uma agência especializada aparecem, sobretudo, nos benefícios pessoais de não ter que se preocupar com o dia a dia das reservas de seu imóvel. Imaginemos as seguintes situações:

Você está programando uma temporada com a família fora de casa e quer locar seu apartamento neste período. Com seu imóvel confiado à uma agência, você poderá aproveitar sua viagem e sua família, sem se preocupar com imprevistos e gestão de hóspedes;

Você é alguém que viaja muito a negócio e gostaria de rentabilizar sua casa enquanto estivesse fora da cidade. Tendo uma agência de temporada cuidando de tudo, você poderá concentrar todas as suas energias para as reuniões importantes;

Você tem uma segunda casa só gerando despesas, e esta é a oportunidade de rentabilizar e abater custos de manutenção. Dispondo-a para alugar, a necessidade de manutenção naturalmente aumentaria. Contratando uma agência, você não precisa se preocupar em correr atrás de prestadores para te apoiar nessa logísticas, pois a agência já tem contatos de confiança para tais serviços;

Você comprou um studio com o único propósito de transformá-lo em um imóvel negócio. Junto de uma agência, seu único trabalho será pagar as contas fixas do imóvel.

Conte com a gente, para alcançar seus objetivos pessoais e financeiros!
Vivemos em uma época em que se tornou fácil buscar ajuda para qualquer tipo de atividade que pretendemos executar. E, boas notícias, o Meu Anfitrião é especialista no gerenciamento de propriedades através do Airbnb, Booking.com, TripAdvisor, Alugue Temporada, Hoteis.com, entre mais de outras 40 plataformas!

O Meu Anfitrião permite que você aproveite todos os benefícios de ser um anfitrião, sem o estresse e as dificuldades de estar envolvido na gestão e operação diária de sua casa de temporada.

Nos contate para saber mais sobre os nossos planos.

Meu Anfitrião, sua casa em boas mãos!